sábado, 18 de novembro de 2017

Venerável Galileu Nicolino, Passionista


    
     O Santo adolescente nasceu no dia 17 de junho de 1882 filho de Luigi e Loreta. Galileu inicia os estudos com quatro anos; com cinco já serve de secretário do pai e em condição de escrever cartas ditadas. Começa a confessar-se com seis anos.
     No dia 26 de agosto de 1895, Galileu recebe a primeira comunhão na Igreja de Vetralla. Para preparar-se ao grande encontro fez dez dias de retiro com os religiosos passionistas. Ele volta para casa, mas sentiu que sua verdadeira família será aquela dos Passionistas. “Jesus na primeira comunhão”, dirá Galileu, “me fez conhecer que eu devo ser religioso passionista”.
     Com apenas doze anos, está decidido porém a seguir a sua estrada. No dia 5 de março de 1895, chega ao seminário de Rocca di Papa (Roma). Passa treze meses em Rocca di Papa e depois se transfere para Lucca para iniciar o noviciado. Veste o hábito passionista no dia 9 de maio de 1896 e toma o nome de Gabriele (Mas para não confundi-lo com Gabriel da Virgem das Dores, será sempre chamado Galileu).
     Na aurora de 27 de fevereiro de 1897, dia no aniversário de morte de São Gabriel da Virgem das Dores, levantando-se para a oração, Galileu sente tonteira e o sangue que lhe sai da boca. A tísica galopante já o contagiou. Mesmo não tendo a idade requerida, com uma faculdade concedida pelo superior geral, Galileu emite a profissão religiosa no dia 11 de maio de 1897: é finalmente passionista.
     Às três horas do dia 13 de maio de 1897, Galileu estende os braços, aperta na mão direita a imagem da Virgem Maria e sorri, e assim parte para junto de Deus. Foi declarado venerável no dia 27 de novembro de 1981. Venerável, isto é, heroico. Um adolescente. Galileu viveu quatorze anos, dez meses, vinte seis dias: o tempo de uma manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário